O recém empossado Director Provincial de Educação em Nampula, Williamo SimãoTunzine, visitou neste sábado (as Escolas Primárias de Murrapaniua-2, Teacane e a Escola Secundária de Natikiri, onde foi inteirar-se sobre o início do ano lectivo e as condições de acesso à educação.
A visita visava igualmente se fazer conhecer e conhecer as direcções que coordenam o processo de ensino e aprendizagem e ouvir das escolas as suas dificuldades e a sua interacção com as comunidades circunvizinhas.
As direcções das escolas visitadas informaram ao director que a abertura do ano lectivo foi calmo e de harmonia, as aulas arrancaram sem sobressaltos. No que diz respeito ao ambiente de convivência entre as escolas e as comunidades, frisaram que este é são, apesar de algumas incidências de vandalismo na Escola Primária de Murapaniua-2.
Por seu turno, Williamo Tunzine mostrou-se satisfeito pelo facto de encontrar todas as escolas em pleno trabalho, sobretudo na leccionação das aulas e o bom ambiente entre as escolas e as comunidades.
Outrossim, o número 1 da Educação em Nampula fez lembrar e enfatizou que as matrículas da 1ª à 9ª Classe são gratuita e apelou as escolas a não se pautarem por cobranças ilícitas, sob pretexto de pagamento de guardas.
Ainda apelou maior conservação das infraestruturas, da reunião com os conselhos das escolas, flexibilidade na distribuição dos livros escolares e aceitação de matrículas na primeira classe até ao 03 de Março para que o sector atinja a meta.
Abordou ainda a questão ds limpezas, as quais devem ser constantes e a garantia da manutenção das escolas. Outro apelo foi no sentido do cumprimento rigoroso dos instrumentos que preconizam as instituições do Estado, e que a assiduidade deve fazer parte da regra dos professores.
“Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”.

