Desde a sua nomeação até a data, Eduardo Abdula, tem concentrado esforços para garantir parcerias e apoios dos demais actores económicos, desde Organizações Não Governamentais, Empresas Públicas, Privadas, Congregações Religiosas e Sociedade Civil para a reconstrução de Nampula.
Este sentimento foi manifestado pelo Governador de Nampula, nesta quarta-feira (26), durante um encontro que manteve com a senhora Mary Louise Eagleton, representante da UNICEF em Moçambique.
Na ocasião, Mary Louise Eagleton deu a conhecer que encontram-se na província de Nampula no âmbito da monitoria dos projectos financiados pela UNICEF nas mais diferentes áreas de intervenção, desde comunicação em emergência, protecção da criança, àgua e saneamento, saúde, educação, entre outros.
Mary Eagleton, referiu que a UNICEF está implementado em parceria com o INAS um programa que subsidia crianças dos 0 aos 2 anos de idade, numa acção de combate a desnutrição em 14 Distritos da Província.
A iniciativa tem como objectivo reduzir a vulnerabilidade da criança, promover o seu desenvolvimento através da melhoria da sua saúde e dieta alimentar e acesso aos serviços sociais básicos e protecção.
Por seu turno, o Governador Eduardo Abdula, saudou o apoio que a UNICEF têm prestado à Província através de diversos projectos de promoção de saúde com destaque no combate à desnutrição crónica nas crianças, saneamento do meio através de abertura de vários furos de água nos centros de saúde aumentando assim a taxa de cobertura de abastecimento do tão precioso líquido.
De igual modo, o Chefe do Executivo avançou a necessidade de um debate profundo sobre a temática de desnutrição crónica na província para uma solução definitiva da problemática, a partir da base do problema. Aproveitou a ocasião para convidar a UNICEF para se juntar na organização da Conferência Internacional de Nutrição e Agronegonócio.
