O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula falava nesta segunda-feira (03), durante o encontro com a Ordem dos Engenheiros de Moçambique e a Associação dos Empreiteiros de Nampula (APRENA).

O Chefe do Executivo de Nampula assegurou que durante a sua governação, vencer concursos de empreitadas de obras públicas e prestação de serviços será por mérito e não por amizade, manifestou igualmente a sua abertura de colaborar junto com a Ordem dos engenheiros e APRENA para o bem da Província de Nampula.

Eduardo Abdula disse que o seu Executivo não vai permitir adjudicação de obras públicas à empreiteiros antes da existência de fundos para a operacionalização, uma pretenção que visa melhorar o relacionamento entre o Governo e o sector privado evitando o abandono das obras “Elefantes em branco” por parte de alguns empreiteiros desonestos.

O Governador de Nampula acrescentou ser necessário valorizar “o conteúdo local” e que vai interceder junto da Secretaria de Estado na Província no sentido de se evitar a movimentação de empreiteiros oriundos de outros quadrantes, não obstante haver alta capacidade em termos de equipamento e logística por parte dos construtores de Nampula.

“O meu desejo para o presente mandato como Governador da Província de Nampula é de ver asfaltada as estradas que completem o circulo virtuoso ligando Nacala-à-Velha à Memba, de Memba à Mazua-Sede, Ribáuè à Lalaua, Meti, Rapale à Mecubúri e Boila à Topuito e outras estradas da Província. Com estas estradas asfaltadas, será um passo gigantesco para a conexão interdistrital permitindo o escoamento dos produtos agrícola e pesqueiros, assim como a facilitação das transações comerciais”, – disse Eduardo Abdula.

Por seu turno, a Associação dos Empreiteiros da Província de Nampula propõe a integração da Associação nos júris para os concursos de adjudicação das Obras como forma de assegurar a transparência no processo. A proposta dos Empreiteiros ficou por ser analisada posteriormente.

Categories Noticias

Leave a Comment