INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO E REDUÇÃO DO RISCO DE DESASTRES-INGD E PARCEIROS ACORDAM QUE DEVE EXISTIR MAIOR COORDENAÇÃO, REGISTO SISTEMÁTICO E ACTUALIZADO DOS DESLOCADOS DE CABO DELGADO PARA MELHORAR O PROCESSO DE ASSISTÊNCIA ALIMENTAR A ESTE GRUPO SOCIAL
O posicionamento foi manifestado esta quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024, durante a realização da III Sessão do Comite Operativo de Emergencia – COE de Nampula realizado no ambito da época chuvosa de Cabo Delgado, acomodados na vila de Namapa, distrito de Erati.
Durante os debates, os parceiros apresentaram a preocupação sobre a atualização do número dos deslocados que não tem sido disponibilizado atempadamente pelos responsáveis desta actividade no terreno.
Os parceiros disseram na ocasião de que a morosidade na partilha dos dados enfraquece o sistema de apoio aos necessitados, por isso mesmo pediram para que sejam partilhados atempadamente os números para que através destes da mesma consigam fazer a planificação de que apoio podem prestar as familias que neste momento necessitam de quase tudo.
Na sessão os parceiros garantiram que vão continuar a empreender esforços no sentido de assegurar melhores condições as mais de trinta mil pessoas deslocadas de Chiure em Cabo Delgado dando exemplos das organizações de apoio humanitario que já estão a desenvolver várias actividades para o alivo do sofrimento das familias desalojadas pelos terroristas.
Já a presidente do INGD, Luisa Meque que presidiu a sessão, reconheceu igualmente que a não actualização dos dados pode não alinhar-se nas actividades de apoio imediato que se deve prestar as famílias que neste momento necessitam, foi daí que instou aos sectores abrangidos como são os casos de saúde, educação , infra- estruturas e acção social a providenciarem dados reais para que os parceiros saibam se planificar.
Entretanto, Luísa Meque assegurou que o governo continua a trabalhar em estreita ligação com os parceiros com olhos postos à situação dos deslocados.
Aliás, a Presidente do INGD pediu aos parceiros para serem organizados e coordenarem de modo que os seus apoios sejam canalizados em tempo real e sem sobreposição.
Outrossim, Meque fez saber que tudo esta a ser feito para os mais de 13 mil alunos voltem as salas de aula, a partir da segunda- feira na vila de Namapa.
Além dos parceiros, a reuniao contou com a presença do Secretario de Estado de Nampula, Jaime Neto, Governador Manuel Rodrigues, administrador de Nampula Abduremane Selemane e o Presidente do Municipio da Cidade de Nampula, Luis Giguira.