O diálogo decorre esta sexta_feira, 22.03.2024 na Ilha de Moçambique em Nampula e decorre Sob o lema: “Promover a Facilitação do Comércio, Investimentos e Parceria Económica”.

Este diálogo é o mecanismo operacional de acompanhamento das acções estratégicas imprescindíveis para a dinamização e o incremento das trocas comerciais entre Moçambique e a União Europeia.

No acto de abertura do evento, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, disse que Moçambique abre atraves deste diálogo mais uma janela de exposição mundial das suas potencialidades para possíveis investimentos.

Silvino Moreno, espera que com este dialogo Moçambique UE, melhore a implementação do acordo de parceria económica, facilite o comércio e investimentos, melhore o ambiente de negócios e competividade e ainda, impulsione a conectividade comercial.

Este diálogo é o mecanismo operacional de acompanhamento das acções estratégicas imprescindíveis para a dinamização e o incremento das trocas comerciais entre Moçambique e a União Europeia.

No acto de abertura do evento, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, disse que Moçambique abre atraves deste diálogo mais uma janela de exposição mundial das suas potencialidades

para possíveis investimentos.

Silvino Moreno, espera que com este dialogo Moçambique UE, melhore a implementação do acordo de parceria económica, facilite o comércio e investimentos, melhore o ambiente de negocios e competividade e ainda, impulsione a conectividade comercial.

O embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, referiu que os países membros da UE estão em Nampula para esboçar linhas fortes das áreas a investir.

O Secretário de Estado de Nampula, Jaime Neto, referiu, por seu turno de que a província busca neste diálogo parceiras directas com entidades da União Europeia.

Jaime Neto, disse que os projectos de investimentos da UE na província têm vindo a melhorar a qualidade de vida da população, esperando que com este diálogo, sejam também reforçados os laços de cooperação nos diversos sectores.

A margem deste terceiro diálogo sectorial sobre a Economia, comércio e investimento, está prevista a realização de uma mesa redonda de negócios e investimentos Moçambique-UE dedicada ao sector privado das duas partes.

O 3º Diálogo Sectorial Moçambique – União Europeia vai abordar, em detalhe, como melhorar a implementação do Acordo de Parceria Económica EU-SADC vigente, a Facilitação de Comércio e Investimentos, a melhoria do ambiente de negócios e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas para facilitar a sua inclusão nas cadeias de investimento europeu, o seguimento das oportunidades de apoio e projectos anunciados durante o Fórum de Investimentos Moçambique – UE “Global Gateway”, ocorrido em Novembro de 2023. Como parte deste diálogo.

Categories Noticias

Leave a Comment