O Governador de Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, dirigiu hoje sexta-feira, (31) no Povoado de Namacaua, Posto Administrativo de Namina, Distrito de Mecubúri, a cerimónia Províncial de abertura do ano lectivo escolar 2025 sob o lema: “Por Uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”.

Na ocasião, Eduardo Abdula, desafiou aos diferentes actores para se empenharem na contínua mobilização para a frequência e retenção de crianças e jovens na escola, pois segundo disse, a sua educação, constitui factor preponderante para o desenvolvimento da Província e do país em geral.

Eduardo Abdula disse nos últimos anos, tem se registado elevados índices de desistência escolar, o que constitui uma grande preocupação do sector, por exemplo em 2023, a taxa de desistência de alunos na Província de Nampula foi 2,8% no ensino primário, sendo 2,6% mulheres. No ensino secundário, situou em 3,1% para ambos os sexos, e 2,8% para mulheres. Para o distrito de Mecubúri a taxa de desistência situou em 1,2% em ambos os sexos.

Num outro desenvolvimento, o Chefe do Executivo de Nampula, Eduardo Abdula disse a necessidade de se encontrar formas, w através de apoio da escola, encarregados de educação e a comunidade escolar a encontrar estratégias funcionais de prevenção às uniões prematuras e gravidezes indesejadas para as raparigas.

Governador de Província, Eduardo Abdula fez saber que, no presente ano lectivo, a Província de Nampula irá contar com uma rede escolar que saiu de 2.460 em 2024, para 2.483 escolas em 2025, sendo 2.056 do Ensino Primário, 320 escolas básicas e 107 escolas do Secundário, representando um crescimento na ordem de 0,9%.

Eduardo Abdula, disse para acompanhar a demanda, a Província prevê contratar no presente ano 2025, um total de 4.110 docentes, dos quais, 570 DN1, 712 DN2 e 2.825 DN3 onde com este número, a Província contará com 27.434 professores nas salas de aulas, e igualmente projectou a contratar para o presente ano 1.115 pessoal não docente, dos quais 644 auxiliares e 471 agentes de serviços, perfazendo um total de 33.226 funcionários.

Em relação aos novos docentes que o Conselho Executivo Provincial de Nampula pretende contratar, Eduardo Abdula sublinhou a necessidade de denunciar os que pretenderão usar suas influências para vender as mesmas vagas e que qualquer caso em troca de favores para a corrupção, a não ter medo de denunciar devendo usar todos meios com destaque os órgãos de comunicação social em anonimato sem contemplações para combater o mal.

No que concerne ao efectivo de alunos, Eduardo Abdula referiu que, neste início do presente quinquénio, a Província conta 2.193.946 alunos, dos quais, 1.074.902 são mulheres, e as projecções do efetivo escolar para 2029 espera-se que poderá situar-se em 2.527.347 alunos, sendo 1.462.678 mulheres.

Além de orientar a cerimónia de abertura do ano lectivo, Eduardo Abdula, procedeu a inauguração da Escola Primária de Namacaua em Mecubúri (5 salas de aula e 1 bloco Administrativo), um Sistema de Abastecimento de Água, visitou uma feira de exposição de saúde, agrícola, livros escolares e serviços de INATRO tanto como testemunhou a entrega de 1000 chapas de zinco e 200 barrotes no âmbito da iniciativa do Governo do Distrito de Mecubúri “Transformar das salas precárias para mistas” para 10 escolas.

Categories Noticias

Leave a Comment