Numa altura em que a Província de Nampula ainda sofre os impactos dos ciclones Chido e Dikeledi, o executivo Provincial não coloca mãos a medir em acções que minimizem o sofrimento da sua população.
O Governador de Nampula reúne com a Fundação Agha Khan, organização que actua em programas de inclusão social, com o projecto COESO, implementado em Cabo-Delgado e Niassa, e actualmente a ser lançado em Nampula.
Este projecto visa ajudar a população a definir o seu destino, através da criação de Comités de Desenvolvimento de a Aldeias (CDA) que buscam dentro da realidade das comunidades, acolher suas preocupações e necessidades e angariar parceiros de apoio na efectivação das mesmas.
Num encontro ocorrido esta terça-feira (11), o Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula e o Representante da Agha Khan, Rahim Bhangy, discutiram a implementação do projecto COSESO III e o papel da comunidade na recolha e partilha de evidências dos diferentes programas implementados nas suas áreas e que visem responder às suas reais necessidades, sem deixar de frisar a importância de um processo justo e transparente na eleição dos CDA e a relevância de considerar outros instrumentos e organizações de advocacia junto às comunidades.
O Governador de Nampula, enalteceu a iniciativa, mostrou disponibilidade e abertura para um trabalho conjunto e incentivou o trabalho junto das comunidades carenciadas e na capacitação da população para o “saber fazer” e orientou que trabalhassem com as demais plataformas da sociedade civil que operam a área de advocacia.

