
O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, recebeu na manhã de hoje segunda-feira (24), no seu gabinete de trabalho um grupo de estudantes estagiários e médicos recém formados da Universidade Lúrio (UNILÚRIO).
Na ocasião, os estudantes queixaram-se da falta de pagamento de seus subsídios de estágio desde 2023 e de não certificação dos estudantes pela Ordem dos Médicos, motivo este que os levou a amotinar-se esta manhã defronte ao edifício do Conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula como forma solicitar auxílio ao Executivo para a solução do problema.
O Governador da Província de Nampula, Eduardo Abdula disse que as questões colocadas pelos estudantes estagiários da UNILÚRIO ultrapassam a competência dos Órgãos da Governação Descentralizada como é o caso do CEP.
Contudo, “sendo parte da população do nosso território, vamos junto das entidades de direito e das partes envolvidas procurar perceber o cerne da questão e apoiar naquilo que estiver ao nosso alcance. Os estagiários fazem parte dos mais 6.900 milhões de habitantes de Nampula e quando aceitamos este desafio de governar a província dissemos estamos aqui para servir o povo”, disse Eduardo Abdula.
O Governador de Nampula disse ainda que “É triste termos médicos sem poderem exercer por falta de certificação, porque podemos ver aqui uma camada jovem de médicos promissores que poderiam estar a cobrir as necessidades de profissionais de saúde dos 23 distritos que a província de Nampula possui”.
No final, o Chefe do Executivo de Nampula referiu que “o país ainda tem baixo rácio médico/paciente e a formação dos médicos deve ser para suprir essa carência”.
