O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, recebeu nesta segunda-feira (24), no seu gabinete de trabalho o senhor Andrew Peter Obat MBALA, Responsável Regional Norte da Organização Internacional da Migração (OIM) em Moçambique.
Na ocasião, Eduardo Abdula partilhou o estágio de implementação do Plano Estratégico Provincial (PEP) 2024- 2034 e as prioridades da Província para os próximos 10 anos e os desafios face aos deslocados da acção dos terroristas na vizinha Província de Cabo-Delgado e dos ciclones Chido e Dikeledi.
Eduardo Abdula pediu OIM a potenciar actividades de desenvolvimento dentro do seu programa de geração de renda, apoiando projectos que impactem a comunidade com destaque para emprego aos jovens.
Por outro lado, agradeceu a abertura e interesse em trabalhar em parceria com o Governo e fez saber que a Província precisa do apoio e intervenção dos demais parceiros para poder se reconstruir e recuperar. As áreas que mais precisam de financiamento são os transportes, melhoramento de vias de acesso, agricultura, saúde e educação pelo seu impacto directo no bem-estar da população.
Por sua vez, Andrew MBALA, congratulou a capacidade de resposta dada pelo Conselho Executivo Provincial de Nampula e a todos os níveis, para minorar os efeitos das tempestades tropicais Chido e Dikeledi e todo o trabalho que está sendo feito para manter a tranquilidade na Província e a aproximação à população.
Na mesma ocasião, o Representante Regional Norte da OIM em Moçambique partilhou que a visita a Nampula iniciou a 20 de Fevereiro e vai até ao dia 26 e se enquadra no âmbito de monitoria dos programas implementados pela sua organização aos deslocados que se encontram no Centro de Reassentamento do Posto Administrativo de Corane, Distrito de Meconta.
No final, Andrew MBALA fez saber ao Chefe do Executivo que a OIM tem estado a prestar vários serviços aos deslocados em várias componentes como saúde, educação, agricultura, saneamento do meio, resposta à emergências, construção de postos policiais comunitários, escolas, financiamento de projectos aos jovens e dessiminação de mensagens psicossocial as raparigas, mulheres sobre a violência doméstica.
Eduardo Abdula agradeceu a visita e constituiu uma equipa do seu Executivo que irá trabalhar para materializar em parceiria com OIM alguns projectos constantes do seu plano estratégico.

