O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, recebeu nesta terça-feira (25), no seu gabinete de trabalho o senhor Samuel Akera, Sub-Chefe Regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Moçambique.
O objectivo da visita visava informar ao Executivo sobreno trabalho de recuperação e reconstrução dos danos dos ciclones “Chido” e “Dikeledi” que esta organização está realizando na província de Nampula, bem como dar a conhecer as estratégias usadas em Cabo-Delgado, que poderão servir como lições aprendidas.
Na ocasião, Eduardo Abdula partilhou o estágio de implementação do Plano Estratégico Provincial (PEP) 2024- 2034, as prioridades da província e deu em linhas gerais dados sobre os levantamentos dos danos nas diferentes aéreas e infra-estruturas.
O Governador de Nampula fez saber que a Província precisa de apoio e intervenção dos demais parceiros para poder se reconstruir e recuperar, e deve ser urgente, optando por construções resilientes pois se prevê ainda a ocorrência de mais dois ciclones até Março do presente ano.
Por sua vez, Samuel Akera, disse que o PNUD providenciará suporte ao Governo mobilizando financiamento para os projectos que forem definidos como prioritários.
No final, Samuel Akera referiu que o exemplo de Cabo-Delgado não pode ser visto de forma isolada mas de forma integrada, e daí desenhar melhores estratégias de acção para Nampula e Niassa.
Eduardo Abdula agradeceu a visita e disse “ estou pronto para trabalhar, ontem, o tempo urge e a população está a morrer com os ciclones”. Referiu-se aos problemas de saneamento, escolas e unidades sanitárias sem tectos, pontes desabadas, entre outros.

