O Secretário de Estado de Nampula Plácido Pereira, fez esta exortação, este sábado (10) quando dirigia a cerimónia de graduação de 698 estudantes do Instituto de Gestão de Ciências de Saude de Nampula.

Placido Pereira disse que as instituições de formação profissional deven levar a sério o cumprimento de todo processo formativo, desde a avaliação dos formandos, a verificação interna das evidencias para que os formandos tenham os seus certificados atempadamente, assim que terminem a sua formação.

O governante apelou igualmente as instituições que formam técnicos do Sector de Saúde a serem mais actuantes para formar quadros com competências e compromisso na Profissão.

Aos formandos já graduados desta e outras instituições de formação, Pereira desafia a saberem aplicar as competências e ferramentas adquiridas para a identificação de melhores oportunidades para inserção no mercado de trabalho trazendo soluções que contribuam para o aumento da produção e produtividade bem como para a melhoria da qualidade de vidas e dos serviços a prestar na sociedade.

“Assim apelamos muito humanismo, nada de se envolverem em actos que desonram o sector de Saúde. Saibam dignificar a profissão, dar valor a vida e identificarem se com a dor das comunidades” anotou Pereira.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração desta Instituto, Paulo Henriques disse ter levado em consideração a exortação para rigorosidade no processo formativo dos estudantes para adquirirem competências.

Já os graduados, visivelmente satisfeitos afirmaram que estão preparados para aplicar os conhecimentos assimilados durante o curso.

Refira-se que dos 698 técnicos graduados este sábado (10) pelo IGCS, 495 são mulheres, dado que representa 79 ponto 9 por cento.

Categories Noticias

Leave a Comment