Tomaram posse esta quinta-feira (19), 8 novos administradores Distritais da Província de Nampula nomeados recentemente pelo ministério da Administração Estatal e Função Pública.
Trata- se de Leonel Majonque, para o distrito de Mecuburi; Haia Ossufo Paquile, em Nacarôa, Felisberta Armando Joaquim, em Mogovolas; Patrício M’Pagai, em Nacala-a-Velha, Josina Emília Assane Taipo, na Ilha de Moçambique; Maurício Mutolino, em Angoche; Élio Rosa de Oliveira Rarrequeo, em Mossuril; e Bernardino Paulo Campira, no distrito de Malema.
Na cerimónia de empossamento, o Secretário de Estado de Nampula, Plácido Pereira lançou um repto vigoroso para um alinhamento com os objectivos de desenvolvimento do País recordando que ser Administrador implica uma determinação para conduzir todos os sectores do Estado e olhar pelo privado no nível do território Distrital como representante do Estado na região.
O governante exortou informando que assumem as funções de Administradores Distritais, numa altura da consolidação do processo de descentralização administrativa, caracterizada pela implantação e funcionamento dos órgãos de Governação descentralizada Provincial e das autarquias locais, entidades descentralizadas distintas do Estado com as quais são chamados a colaborar e articular.
Plácido Pereira disse que um Administrador deve ter uma postura exemplar para fazer valer as decisões tomadas, as quais devem ser com ética, deontologia e profissionalismo, sempre longe da burocracia para não dar espaço a actos de corrupção no território, por ser uma prática prejudicial e criminosa e que atrasa o desenvolvimento.
O Secretário de Estado pediu aos novos gestores distritais a estarem mais próximos da população, Liderança comunitária e outros para ouvirem as preocupações e com base no Plano Quinquenal do Governo resolverem pois é o que as comunidades esperam destes nos distritos.





